É curioso notarque a tecnologia Java nasceu com um objetivo em mente e foi lançada com outro. Mas no final,decolou mesmo no desenvolvimento de aplicações do lado do servidor. Há, hoje, o Java FXtentando dar força para o Java não só no desktop, mas como em aplicações ricas na web. Entretanto, muitosnão acreditam que haja espaço para tal, considerando o destino de tecnologias como Adobe Flexe Microsoft Silverlight. Além disso, a inclusão de um ambiente seguro e robusto foi um dos pontos significativos do design do Java, permitindo que os programas fossem executados em diferentes sistemas sem muitos problemas de compatibilidade.
Isso porque toda JVMdeve ser certificada pela Oracle, provando a sua compatibilidade. Java 1.0 e 1.1 são versões muito antigas do Java, mas já forneciam bibliotecas importantes,como o JDBC e o java.io. Já a JVM, por estar compilando dinamicamente durante a execução, pode perceber que um determinadocódigo não está com a performance adequada e otimizar mais um pouco aquele trecho ou ainda mudar aestratégia de otimização. É por esse motivo que as JVMs mais recentes,em alguns Desenvolvimento Web: Tendências que vão moldar o setor casos, chegam a ganhar de códigos C compilados com o GCC 3.x. Essa camada de isolamento também é interessante quando pensamos em um servidor que não pode sesujeitar a rodar código que possa interferir na boa execução de outras aplicações. Esses princípios nos ajudam a pensar no problema a ser modelado de forma orientada a objetos, propondo definições que nos levam a um design de código coeso e com baixo acoplamento, o que o torna fácil de ler, manter e reutilizar.
Se aprofundando em Programação Orientada a Objetos
Outra IDE muito famosa no mundo Java é a NetBeans, também gratuita e de código aberto. Ela foi projetada de forma reutilizável, visando o reaproveitamento e simplificação com a intenção de aumentar a produtividade. Para começar a desenvolver as suas aplicações usando a plataforma Java, o que não pode faltar é o nosso querido JDK e um editor de texto – isso mesmo, um bloco de notas ou similares. Como já demos um spoiler, um objeto é criado a partir da definição de uma classe.
- Assim, surge a linguagem Oak (em tradução livre, “Carvalho”), por ser um tipo de árvore que nascia nos arredores do escritório de Gosling.
- Isso permite que os desenvolvedores escrevam um código uma vez e o executem em diferentes ambientes, reduzindo o esforço e o tempo de desenvolvimento.
- O próprio Gosling propôs esse nome em homenagem a uma estrondosa árvore de carvalho que estava no fundo de seu quintal.
- Mas a tradução não será para o sistema em que opera naquele momento, em bytecode, mas sim, para a JVM — a Java Virtual Machine — em javacode.
- É uma micro plataforma que é principalmente usada para desenvolver aplicações mobile.
É necessário compilar uma vezpara Windows, outra para o Linux e assim por diante caso queiramos que esse nosso softwareseja utilizado em várias plataformas. Antes desse https://pt.moyens.net/web/desenvolvimento-web-tendencias-que-vao-moldar-o-setor/ paradigma era comum criarmos sistemas utilizando o paradigma de programação estruturada. Porém, devido a limitações, aos poucos essa opção começou a ser substituída.
Por que o Java é uma escolha tão popular entre os desenvolvedores de software modernos?
O gosto por desafios deve ser outro detalhe que deve te acompanhar nesse caminho de aprendizado do Java ou qualquer outra linguagem de programação. Isso porque, Java é uma linguagem utilizada em sua grande parte, por empresas de médio e grande porte e os candidatos à tais vagas precisam estar preparados para ocupar vagas com responsabilidades gigantescas. Isso dá mais segurança à empresas para decidir o investimento em Java, colocando-a como uma das mais utilizadas no mundo. Isso só é possível graças às características que acompanham essa linguagem de programação. E se você busca um guia completo para aprender Java e deixar de lado esse mito da linguagem difícil, nós preparamos um e ele está descrito nas próximas linhas.